Bem Vindo!

Você Sabe o que é um CMS? Descubra agora clicando aqui.

Joomla

Você conhece o Joomla? Que tal conhecer mais sobre ele? Clique na imagem.

Ta afim de conhecer o CSM usado pela NASA?

Clique na imagem e descubra que ferramenta eles utilizam.

WordPress

Clique na imagem e descubra o motivo de tanto sucesso.

TYPO3 anuncia sua 7ª versão

Clique na imagem e descubra mais sobre essa ferramenta.

sábado, 29 de novembro de 2014

Tudo Sobre WordPress

WordPress é um dos, se não o mais conhecido dos CMSs disponíveis no mercado, feito em PHP e MySQL, atualmente em sua versão 4.0.1, codinome Benny, números de 2012 mostram que a cada mês, as paginas criadas no WordPress atingem a marca 3,5 bilhões de visualizações.


Com esse nome, ele foi criado em 2003, tendo como foco principal a criação de sites e blogs, bem parecido com a ferramenta oferecida pela Google que também é a sua principal rival, o Blogger, mas com um perfil de blogs criados um pouco mais profissional do que o seu rival. Sendo de fácil instalação, só necessitando que a maquina possua uma versão do PHP instalada superior a 5.2.4 e do MySQL superior a 5.0. Uma das grandes vantagens desse CMS é a sua grande gama e temas e plugins, atualmente ele conta com um total de quase 3 mil temas diferentes e quase 35 mil plugins que podem ser usados para modificar e instalar funcionalidades em seu blog, tornando-o sempre melhor.


O WordPress é uma ferramenta extremamente poderosa, tanto que é usada por gigantes da internet como Ebay e Yahoo e grandes empresas como Ford, Sony e Samsung.


A imagem abaixo é um site sobre um dos maiores heróis dos quadrinhos, o Batman, é um belíssimo site que mostra um pouco do poder desse CMS.



Eu farei um tutorial explicando como utilizar a ferramenta, mas

isso ficará para o próximo post.


Referencia: https://br.wordpress.org/

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Plone

Olá pessoal, hoje iremos mostrar mais uma super ferramenta que inclusive é utilizada pela NASA e FBI: O Plone.


O que é o Plone?
O Plone é um CMS Open Source que recebe a colaboração de programadores do mundo inteiro. Atualmente estável e em nível de crescimento. A palavra Plone  vem de uma banda eletrônica Plone que existia na gravadora Warp, cuja a musica era alegre, engraçada e minimalista.

Pra que serve?
Assim como a maioria dos CMS, com ele é possível criar sites, portais portais públicos ou intranets sem criar códigos complexos, não é necessário ser um técnico para utiliza-lo.


Características:

  • Desenvolvido em Pyton;
  • Licença GPL;
  • Poderoso;
  • Fácil de aprender e usar;
  • Fácil de instalar;
  • Fácil de estender;
  • Utiliza 100% dos padrões da W3C, sendo compatível com todas as plataformas e navegadores disponíveis no mercado e os que ainda irão surgir.
  • Suporta o OpenID.
  • Seguro: O Plone utiliza o Zope como servidor de aplicação. O Zope foi criado para ser um sistema totalmente seguro e isso torna o Plone um dos CMS com melhores níveis de segurança. 
  • O Plone respeita todas as recomendações de acessibilidade do W3C.Permite que todas as pessoas consigam acessá-lo e encontrar informações disponíveis, independentemente de deficiência física ou do tipo de equipamento utilizado.Significa que um site Plone não apresenta barreira ao acesso a qualquer tipo de usuário;
  • Além das recomendações da W3C ele segue a WAI-AA, US Government 508.
  • Traduzido para mais de 40 idiomas.

Quem usa:
  • NASA
  • Oxfam
  • Amnesty International
  • Nokia
  • eBay
  • Novell, 
  • the State Universities of Pennsylvania and Utah
  • Governo Federal Brasileiro
  • Governo da Nova Zelândia


Por onde começar?
Para realizar o download do Plone você deve entrar nesse site www.plone.org e escolher a opção de acordo com seu sistema operacional.

Além disso, existem dicas de como começar nesse vídeo:




Também encontramos esses livros:





Obrigada pela visita e até a próxima!



Referências:
http://www.simplesconsultoria.com.br/tecnologia/plone

http://www.secom.gov.br/orientacoes-gerais/comunicacao-digital/gestao-manual-portal-modelo-governo-federal-mai2014.pdf


http://docs.plone.org/intro/index.html

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

GI e CMS

Existem diversas definições para Gestão da Informação (GI), sendo suas principais atividades envolvem buscas, processamento e disseminação da informação. O principal objetivo da gestão da informação é que as informações cheguem até as pessoas, para que eles tenham um melhor embasamento na tomada de decisões. O CMS é voltado para o gerenciamento fácil de informações, informações essas que também podem vir a serem usadas no auxilio de uma tomada de decisão. Como a GI serve para maximizar os recursos de uma organização, o CMS iria facilitar a forma com a qual a GI obtem e gerencia essas informações.

O CMS é um framework que acaba por dividir uma aplicação em duas partes, sendo elas: FrontEnd e BackEnd, o FrontEnd é a interface responsável por fazer a união entre o usuario e o BackEnd, sendo este ultimo, responsável pelo gerenciamento em si da informação.

Existem diversos sites que usam o Joomla como gestão da informação, entre eles o sites: 
http://www.danone.com
http://www.porsche.com.br
http://www.mec.gov.br
http://www.mitsubishi-motors.com.ve
http://tatanano.inservices.tatamotors.com/
http://yamaha.com.mx/
http://www.olympus.com.au/ 
http://www.avis.com.ni/

E sites que usam Ploone como gestão da informação:
http://www.itamaraty.gov.br/
http://www.brasil.gov.br/
http://www.mds.gov.br/
http://www.presidencia.gov.br/
http://www.interlegis.gov.br/
http://www.ebc.com.br/
http://www.sebrae.com.br/
http://www.serpro.gov.br/
http://www.embrapa.br/
http://www.camara.gov.br/

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Joomla




Joomla Logo

Joomla! (pronuncia-se djumla) é uma plataforma ou CMS (Content Management System) que permite a criação e gestão de sítios web dinâmicos. Criado em 2006, o Joomla! tornou-se o CMS em maior expansão sendo provavelmente o CMS mais procurado, com a maior comunidade e mais recursos disponíveis.
A grande vantagem do Joomla é a diversidade de extensões disponíveis e criadas por inúmeros programadores e distribuídos de forma gratuita ou comercial mas sempre sob a norma do código aberto. Componentes, módulos e plugins são atualizados constantemente e possuem grande valia para criadores web interessados num site bem elaborado pois adicionam funcionalidades específicas permitindo adequar-se às necessidades dos clientes. O aspeto visual do sítio é controlado por modelos gráficos que permitem uma configuração ao gosto do seu cliente.

O Joomla

O Joomla é um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.0.13 e Joomla .1.5. Instalar o Joomla é relativamente simples e requer apenas conhecimentos básicos de informática, sem necessidade conhecer nenhuma linguagem de programação. Com um servidor de internet e uma base de dados, é possível obter um site completo, sem erros e seguro.
É desenvolvido em PHP e funciona em servidores web Apache ou IIS. Tem suporte a vários tipo de bases de dados como MySQL ou Azure, sendo possível adicionar outros tipos de bases de dados

A estrutura institucional

O Joomla é uma plataforma para aplicação web, com licença openSource GPL e assente numa comunidade de utilizadores e programadores.
Em termos legais é suportado pela associação: OpenSourceMatters

As comunidades

Assente no trabalho colaborativo de um conjunto de comunidades, o Joomla! possui para além da comunidade de programadores a nível mundial, um conjunto de comunidades locais que contribuem para a localização e desenvolvimento do Joomla! que obedecem a determinadas normas no sentido de se constituírem como parceiros oficiais de tradução.

Vantagens de utilizar o Joomla!

Entre os vários CMS disponíveis na web, o Joomla!, tornou-se um dos mais populares, com uma comunidade atuante em constante crescimento. Está fora do âmbito deste artigo apresentar argumentos para adoção do Joomla!, mas podemos enumerar alguns muito importantes:
  • É um software livre e não haverá alterações de modelo de distribuição (isto é, vai continuar disponível gratuitamente);
  • Existem vários milhares de módulos e componentes disponíveis para adicionar funcionalidades extra;
  • A popularidade do Joomla! cresce rapidamente bem como a sua comunidade de utilizadores;
  • A equipa responsável Joomla!, está fortemente envolvida no projeto e está disposta a modernizar o software continuamente;
  • É um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização;
  • Foi escrito com PHP um dos softwares open source mais populares da Internet.
O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, prova disto são os prémios recebidos além de possuir uma comunidade ativa, que está sempre a desenvolver inovações.




 Texto retirado de : http://www.joomlapt.com/portal/descobrir-o-joomla/2012-01-28-23-26-14.html

Introdução ao CMS



CMS, Sistema de gerenciamento de conteúdo, é um sistema de gerenciamento onde todo o conteúdo de um site pode ser manipulado de forma fácil pelo cliente, retirando a necessidade de um profissional da área, normalmente usado para controlar e armazenar esse conteúdo. Tendo como principais clientes, empresas que necessitam de uma liberdade maior na atualização das informações contidas nos seus sites.

Existem diversos motivos para uma empresa utilizar do CMS, entre eles estão:

A facilidade de uso, o CMS dispensa a mão de obra qualificada;
Mobilidade, o CMS permite que você faça alterações de qualquer lugar;
Diferentes níveis de acesso e multiacesso, você pode configurar o seu site para receber informações de varias pessoas ao mesmo tempo e cada uma com seu nível de acesso e privilegio diferenciado; Modo de uso para usuários avançados, além de ser simples e fácil de usar, o CMS possui ferramentas para serem usadas por pessoas com um nível mais avançado de conhecimento na área.


As principais ferramentas de gerenciamento de conteúdo são:

WordPress, o mais utilizado no mundo, com uma base de mais de 200 milhões de usuários;
Joomla, tendo como destaque a divisão por módulos;
Drupal, possui um sistema de Templates que permite a customização do sistema, além de permitir publicações de feeds RSS e outros;
Tumblr., lembra o twitter, com a possibilidade de seguir outros Tumblr., sendo mais voltado para microblogs;
Plone, utiliza a linguagem Pyton, sendo mais utilizado em portais de informação.
Blogger, é a plataforma onde você está lendo isso, criado em 1999, atualmente pertencente a Google, de fácil utilização por aqueles que não possuem nenhum conhecimento em programação.


Referencias: http://www.w3sampa.com/criacao_sites/web_design/cms_sistema_de_gerenciamento_de_conteudo

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More