sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Introdução ao CMS



CMS, Sistema de gerenciamento de conteúdo, é um sistema de gerenciamento onde todo o conteúdo de um site pode ser manipulado de forma fácil pelo cliente, retirando a necessidade de um profissional da área, normalmente usado para controlar e armazenar esse conteúdo. Tendo como principais clientes, empresas que necessitam de uma liberdade maior na atualização das informações contidas nos seus sites.

Existem diversos motivos para uma empresa utilizar do CMS, entre eles estão:

A facilidade de uso, o CMS dispensa a mão de obra qualificada;
Mobilidade, o CMS permite que você faça alterações de qualquer lugar;
Diferentes níveis de acesso e multiacesso, você pode configurar o seu site para receber informações de varias pessoas ao mesmo tempo e cada uma com seu nível de acesso e privilegio diferenciado; Modo de uso para usuários avançados, além de ser simples e fácil de usar, o CMS possui ferramentas para serem usadas por pessoas com um nível mais avançado de conhecimento na área.


As principais ferramentas de gerenciamento de conteúdo são:

WordPress, o mais utilizado no mundo, com uma base de mais de 200 milhões de usuários;
Joomla, tendo como destaque a divisão por módulos;
Drupal, possui um sistema de Templates que permite a customização do sistema, além de permitir publicações de feeds RSS e outros;
Tumblr., lembra o twitter, com a possibilidade de seguir outros Tumblr., sendo mais voltado para microblogs;
Plone, utiliza a linguagem Pyton, sendo mais utilizado em portais de informação.
Blogger, é a plataforma onde você está lendo isso, criado em 1999, atualmente pertencente a Google, de fácil utilização por aqueles que não possuem nenhum conhecimento em programação.


Referencias: http://www.w3sampa.com/criacao_sites/web_design/cms_sistema_de_gerenciamento_de_conteudo

3 comentários:

Legal ! Mas, mesmo retirando a necessidade do auxílio de um profissional de TI, acho que a pessoa que vai utilizar estas ferramentas deve ter pelo menos algum tipo de "base" ou aprender um pouco sobre o funcionamento da mesma.

Este comentário foi removido pelo autor.

Matheus, ele quis dizer que qualquer pessoa pode usar um CMS, não precisa ser um técnico para utiliza-lo. É claro que tendo experiência com as tecnologias web(html, css, javascript,ajax,...) será muito mais fácil de utiliza-las. Além de reduzir bastante o custo de um projeto.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More